segunda-feira, 26 de julho de 2010

Impressões sobre O País do Carnaval

Eu li O País do Carnaval, do Jorge Amado, logo depois do Fausto.

O livro brasileiro trata de um monte de personagens sem futuro, sem vontade. Desiludidos da vida. Eles falam mal do Brasil, da política, da religião. Descaradamente. Talvez seja uma ironia com os próprios desiludidos, um bando de infelizes.

Os estúpidos são os felizes, e só eles têm esperança = eis a moral do livro.

Aliás, livro do Jorge Amado tem moral?

Voltando. O livro choca. Principalmente pra quem acha que o país tem jeito. Eu só me lembro de ter me sentido chocada assim quando li o Evangelho Segundo Jesus Cristo, do Saramago.

Não é um livro pra se ler por diversão. Mas não deixa de escancarar os problemas que a gente finge não ver. "As crianças são a esperança da nação... Assim como os velhos já foram. E os anteriores também... E nada muda." É só uma paráfrase, mas a ideia tá aí.

O fato é que o Fausto é mais divertido.

Leiam se quiserem.

Ps: Comecei a ler Dublinenses, do James Joyce. Isso, eu tomei coragem pra ler Joyce. Prometo postar algo sobre ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário