sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Impressões sobre Os Espiões


Bom, povo do céu, eu li, em assustadores dois dias DOIS livros do Luís Fernando Veríssimo. Os Espiões é um deles, o que eu li primeiro. E o que eu gostei menos.

Calma.

O livro é absolutamente foda, mas é que o segundo é melhor.

Bom, no livro, um editor bebum - cachaceiro de final de semana, mas cachaceiro - recebe uma carta de uma moça chamada Ariadne que escreve contando a sua vida num livro, como uma vingança, para se suicidar depois.

E daí ele e uns amigos - o Dubin, um hilariante professor de cursinho pré-vestibular, que escolhia as mulheres por uma "poesia": ele dizia que era "uma hipotenusa em riste em busca de um triângulo acolhedor". As que entendiam eram descartadas. Ele não queria nada com intelectuais (eu entendi a piada, mas só depois de reler =D). Aí tinha o Professor, que eu não consigo me lembrar do nome, que era um poço de erudição inventada - pelo menos eles achavam que era inventada. E o Tavinho, um maníaco por futebol. E um escritor ludibriado pela editora em que o protagonista trabalhava.

Ele e os amigos, voltando, tentam decifrar o enigma pra chegar à moça e, no final descobrem que
não vou contar. Vocês vão ter que ler.

Como esperado do Veríssimo, o livro é engraçado e caricaturesco. Eu prefiro os romances dele às crônicas - exceto, é claro, das do Analista de Bagé e do Ed Mort. Mas, antes da leitura do segundo livro - de que falarei amanhã, óbvio - o melhor dele pra mim era o Jardim do Diabo.

Vale comentários?

Ps: essa foto é uma pintura de um pintor citado no livro, o De Chirico, da Ariadne grega, que salvou Teseu do labirinto do minotauro.

3 comentários:

  1. Tu tem que me mandar esses livros \o/, porque duvido que tenha aki ¬¬'

    A história parece legal e eu ja te expliquei porque não tinha postado(ta lá no blog)

    P.S.: eu te disse que ia postar

    ResponderExcluir
  2. Deve ter sim, dá uma olhada na biblioteca (tudo bem que esses eu peguei na UFSC...)

    ps: Tu devia entrar mais cedo no msn, pra gente poder conversar...

    ResponderExcluir
  3. Hum... eu vou ver na da minha escola, se não tiver... eu acho que vo tar com preguiça de ir na da cidade

    E hoje eu entrei cedo que nóis conversamos

    ResponderExcluir