quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Nos bastidores da Ópera




Então, pessoal. Eu li O Fantasma da Ópera pra fazer uma resenha pra faculdade, e, como tou com preguiça de escrever outra coisa pra vocês, vou publicar isso mesmo. Espero que vocês tenham uma mínima vontade de ler o livro depois disso.

Nos bastidores da Ópera

Quando fui “incumbida” de ler O Fantasma da Ópera, conhecidíssima obra de Gaston Leroux, cuja mais recente tradução, de Gustavo de Azambuja Feix, foi publicada pela L&PM Pocket em 2012, fiquei meio desapontada, confesso, porque já havia assistido ao musical de comemoração dos vinte e cinco anos da peça no Opera Hall, e, portanto, sabia o final.
Lendo o livro, porém, o meu desapontamento desapareceu, em parte graças à excelente tradução, que é fluente, sem deixar-nos esquecer de que se trata de uma obra que completou 100 anos em 2011, e em parte pelo próprio enredo, envolvente. Tão envolvente que eu li as 330 páginas do livro em pouco mais de uma semana!
Conhecendo mais sobre o autor, no entanto, podemos entender a razão disso: ele, nascido em 1868 em Paris, foi jornalista investigativo, usando esse conhecimento para dar realismo às suas histórias, além da influência dos escritos de Edgar Allan Poe e Arthur Conan Doyle.
Chega de enrolação, senão os meus leitores vão largar essa resenha e comprar o livro, que, aliás, é muito mais interessante, e vamos ao que interessa: a sinopse da história. No início do livro, somos apresentados à Ópera de Paris, que acabara de trocar de direção. A Ópera era, já havia algum tempo, assombrada por um suposto fantasma, responsabilizado por tudo de estranho que acontecia lá e que ainda exigia salário, caso contrário, mais coisas estranhas aconteceriam. Esse fantasma é o mesmo que se torna parte de um macabro triângulo amoroso, junto aos amigos de infância Christine Daaé, uma jovem cantora, e o visconde Raoul.
O pai de Christine, quando ela era criança, contava-lhe contos de fadas e, ao morrer, prometeu enviar o Anjo da Música para assisti-la. Aproveitando-se desse fato, o fantasma se passa pelo Anjo e se aproxima de Christine. Ao perceber, porém, o amor da moça pelo visconde, o Fantasma teme ser rejeitado e a rapta.
Para terminar, esse é um livro que todo mortal deveria ler, até mesmo quem já assistiu ao musical, porque, obviamente, não dá para colocar em cena tudo que vai num livro deste calibre. Fora que o conhecimento do final não atrapalha em nada a leitura do texto. Além disso, os fãs de suspense e mistério (além, é claro, de romance), vão se sentir em casa.

3 comentários:

  1. Hm... Suspense e mistério... Me interessei! =D

    Vou ver se tem aqui...! Peraí... Eu já tenho livro pra ler! Não dá, quando eu puder eu vejo!

    Oka-san, voltei! Vou dedicar meus domingos(eu sei que hoje é quarta, só deu porque Skyer não tá no Skype me mandando entrar no DMO)ao blog e a comentar aqui!

    Falando nisso, já tem postagem e a URL é nova!

    http://casanaarvoredamillys.blogspot.com

    Isso aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ooooi, que saudades, filhota!

      Fiquei curiosa com o livro que tens pra ler... Faz uma resenha dele no teu blog quando tu terminar!

      É verdade, eu vi o post novo mas não consegui acessar por causa da mudança de url...

      Besitos!

      Excluir
    2. --[MT] began pestering [EK] at 14:18--

      Na verdade, são dois que eu tenho pra ler... Mas eu acabei um recentemente! Eu faço sobre ele no domingo! Espero ao menos que eu lembre o suficiente...!

      É..Eu vou fazer isso!

      --[MT] ceased pestering [EL] at 14:25--

      P.S.: Depois eu explico o que isso (^) quer dizer

      Excluir